sábado, 20 de fevereiro de 2010

Enchei-vos 2010 - segundo dia

Dia 15- Adoração

No final da manhã do segundo dia do enchei-vos houve a adoração ao Santíssimo Sacramento. O momento sublime encheu de emoção os participantes do evento, ao contemplar o grandioso milagre de amor. Durante a adoração houveram moções de cura do medo, do remorso, do cansaço e de jovens sendo libertos da violência; vinha a mensagem “não tenham medo!”. Houve oração pelas famílias e por aqueles que não puderam vir. Ao final, Jesus, feito pão, foi levado em meio ao povo, permitindo a graça de ser tocado, semelhante a passagem do evangelho recorda por Luiz Braga na oração, onde Jesus caminhava em meio a multidão e, ao tocarem-No, as pessoas eram curadas.




Dia 16 - 9ª pregação – Luiz Braga

Luiz Braga, coordenador arquidiocesano da RCC, iniciou a sua pregação dando o seu próprio testemunho de como iniciou sua caminhada. Falou do tema do Enchei-vos 2010, “Tua palavra, luz para o meu caminho” (Sl 118, 105), o qual surgiu a partir da reunião do sínodo dos bispos do Brasil. Tudo como introdução ao direcionamento do tema da 9ª e ultima pregação do encontro de Carnaval: “proclama a palavra, anuncia a boa nova” (II Tim 4, 1-). “Depois de toda essa experiência intensa de Deus, Ele nos envia...”, disse Luiz. Relatou que depois de refletir muito sobre como fazer tal pregação, percebeu que “Deus não queria o que ele sabia, e sim o que ele tinha vivido”.



Desse modo conduziu o tema em três pontos: experiência, convocação e anuncio. Experiência, se referindo a passagem contida na primeira carta de São Paulo aos coríntios, no capítulo 9, versículo 16: “ai de mim se não evangelizar”, de modo que a vivência, o sentir Deus, é a experiência que não nos conduz a outra coisa que não seja evangelizar. Ou seja, “a nossa primeira pregação é o nosso próprio testemunho”, como enfatizou.



Falando do segundo ponto, convocação, citou o próprio trecho que era o tema da pregação, onde está escrito :“prega a palavra”. Um chamado, um envio do Senhor, a partir de tudo o que nós já vivemos, algo que nós devemos abraçar; não colocando nossa confiança nas diversas fábulas que estão a nossa volta, verdadeiras ilusões da verdade; sendo que temos uma Igreja que é a favor da vida.




Falou então sobre o anúncio, citou a escritura do livro do profeta Isaías, capítulo 55, versículos 10 e 11, onde diz que a palavra, a luz, o anúncio, não passam sem deixar seu efeito, assim como uma chuva que não cai sem fecundar a terra. “A palavra de Deus tem seu efeito”, ressaltou. Finalizou dizendo que “somos nós os santos que Deus quer mudando o mundo!”, e rezando por esse envio junto com o povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário